Atualmente observa-se um fenômeno que muito preocupa os adolescentes e seus familiares, pois implica, entre outros aspectos, perder um investimento financeiro, causando conflitos de ordem emocional que desgastam as relações e geram ainda mais insegurança no jovem, tanto sobre o caminho a ser seguido, quanto sobre sua capacidade para fazer escolhas.
Esse fenômeno aponta a desistência de 85% de estudantes no primeiro ano de faculdade, de acordo com dados do IBGE. O jovem sente-se infeliz com o curso escolhido encontrando situações para as quais não se preparou ou julgou- se prematuramente pronto, descobrindo logo nos primeiros meses que sua escolha não foi a mais satisfatória.
O que fazer?
A Psicologia surge como forma de prevenção, ao oferecer na Orientação Vocacional/ Profissional, um espaço para que a primeira escolha possa acontecer de modo consciente, proporcionando ao jovem momentos de reflexão sobre o projeto de vida e o direcionamento do início de sua carreira, o que permitirá a tolerância de muitas frustrações vividas na vida acadêmica e profissional.
Como é a Orientação Vocacional / Profissional?
Por meio de jogos, conversas, pesquisas e inventários, entre outras atividades, Orientação Vocacional/ Profissional, acontece em 9 encontros (um por semana) de 1h cada. Pode ser realizada em grupo (seis pessoas), forma esta mais adequada para facilitar a troca de experiências e dúvidas, sendo indicada a quem tem facilidade em expor suas ideias, colaborando para que todos desenvolvam suas escolhas de forma consciente. A Orientação individual é indicada para quem sente dificuldades em expor-se e/ou prefere aprofundar seu autoconhecimento de maneira mais sigilosa.
É importante ressaltar que a Orientação Vocacional/ Profissional não tem por objetivo ser uma “bola de cristal” apontando o caminho de maneira mágica. O processo permite ao adolescente aprender a escolher, desenvolver-se nos aspectos relacionados à escolha profissional e elaborar decisões. Algumas vezes, o jovem pode terminar a orientação sem, contudo, ter definido sua profissão, mas certamente poderá sentir-se menos ansioso e conhecerá os caminhos para efetivar sua escolha no momento mais adequado.
Como funciona?
A Orientação Vocacional / Profissional engloba uma série de jogos, inventários, pesquisas, conversas e reflexões, como mostrado na programação abaixo:
Atividades desenvolvidas:
1º. Encontro – Entrevistas iniciais e Biografia
2º. Encontro – Identidade Vocacional e auto-conceito
3º. Encontro – Interesses X Aptidões
4º. Encontro – Vínculo com o trabalho e seu significado
5º. Encontro – Critérios para a escolha profissional
6º. Encontro – A informação ocupacional
7º. Encontro – Reaplicação da Escala de Maturidade para Escolha Profissional
8º. Encontro – Projeto de Vida
9º. Encontro – Entrevista de Encerramento
A Orientação em grupo fica sujeita ao número de inscritos, com grupos de no mínimo quatro e no máximo seis pessoas.
Atendimento nos endereços: Baureri, Campo Limpo, Granja Julieta